ADERAV manifesta "pesar" pelo falecimento do último mestre oleiro produtor de louça negra de Aradas.

2018-07-03 07:25

Categoria: 

Concelho: 

A Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro manifesta pesar pelo falecimento de Adelino Ferreira Laranjeira.

O oleiro em Aradas, Adelino Laranjeira começou na arte com cerca de oito anos de idade quando foi trabalhar para casa de um mestre oleiro como rapaz da lavoura. Aos poucos foi passando do trabalho da lavoura para o do barro, no qual se manteve para toda a vida.

O Mestre Adelino foi o último oleiro produtor de louça negra de Aradas e mesmo da região. Representou um ofício com raízes históricas na região, alicerçada nas disponibilidades naturais da matéria-prima para a arte da olaria: a argila.

“Como um amigo referiu no seu elogio fúnebre, o Sr Adelino foi pai de milhares de filhos criados a partir do barro, que, tal como na Bíblia, um sopro divino as fazia viver. As suas mãos moldaram o barro e o fogo do forno lhes deu vida. Ao longo de mais de 80 anos. Grande Homem e grande Mestre Oleiro, com o seu desaparecimento físico, todos perdemos uma parte da nossa história e do nosso património colectivo”, refere a nota da Aderav.