ADASCA mantém colheitas de sangue. Campanha decorre esta tarde em Santiago.

2020-03-27 10:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Apesar da pandemia e das restrições à circulação, a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro mantem a atividade a pensar no reforço dos stosks de sangue com colheitas na sede da instituição no mercado de Santiago.

A época de gripe e, agora, o apelo ao recolhimento poderão retrair os dadores mas a ADASCA assegura que tendo dadores saudáveis vai manter-se no terreno.

“Dizem que o período da gripe tem provocado uma redução de dadores nos locais de colheitas. Temos sérias dúvidas sobre esta justificação, tendo em conta que nem todos os dadores são atendidos nos locais de colheitas, por falta de kits para a recolha. Contudo, se ainda não foi vítima deste surto gripal, nós aconselhamos que faça a vossa dádiva de sangue, atualizando em simultâneo a isenção das taxas moderadoras nos Centros de Saúde e nos Hospitais Púbicos”.

Joaquim Carlos lembra que é “necessário manter o Stock de sangue para que não se venham a viver sobressaltos”.

O dirigente tranquiliza os dadores e salienta as condições de salubridade para desenvolver uma dádiva segura.

“Quem conhece o local onde funciona o Posto Fixo da ADASCA, sabe que estão criadas as melhores condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade”.

Esta sexta a campanha decorre ras 15h às 19h30. Seguem-se colheitas nos dias 1, 3 e 8 também no período da tarde.

“Lembrem-se que milhares de doentes dependem todos os dias deste gesto simples”.