Ação de limpeza na praia da Costa Nova na celebração do Dia Europeu do Mar.

2017-05-20 09:11

Categoria: 

Concelho: 

A comemoração do Dia Europeu do Mar tem atividades na Praia da Costa Nova

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental irá levar a cabo um dia temático que culminará com uma ação de sensibilização e limpeza da Praia da Costa Nova.

Esta iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Educo2cean” que tem como objetivo gerar um modelo pedagógico Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), com potencial para ser aplicado em toda a União Europeia, e permitir a comunicação com a sociedade para a importância da pesquisa sobre os impactes e mitigação das mudanças climáticas no mar, com especial ênfase no Oceano Atlântico e no Mar Báltico.

O projeto propõe o desenvolvimento de competências-chave necessárias para a criatividade, melhorar a necessidade de aumentar a consciência sobre a relevância da frente de pesquisa de comunicação sobre as alterações climáticas e a sustentabilidade dos oceanos; e para a promoção do espírito científico empreendedor necessário para a transferência para a sociedade da importância deste conhecimento.

Este sábado, a partir das 14h30, será realizada a ação de limpeza na praia da Costa Nova que contará com o envolvimento de alunos oriundos de lugares como Ílhavo, Coimbra, Viseu, Lisboa, Açores e Galiza.

A iniciativa será aberta a todos que queiram participar e o ponto de encontro será a Igreja da Costa Nova.

O Presidente da Junta da Gafanha da Encarnação, Augusto Rocha, defende que se trata de uma ação relevante por apelar aos valores ambientais e ao envolvimento dos cidadãos. “Desde a primeira hora este executivo decidiu apoiar esta iniciativa da ASPEA porque nos preocupamos com a nossa praia. Mais ainda que a limpeza da praia importa-nos a sensibilização para que não se suje a praia. A sensibilização, através de ações como esta, é fundamental para despertar consciências sobre como devemos acarinhar esta dádiva com que a mãe Natureza nos agraciou.”