Academia de Verão regressa em Julho.

2015-04-29 11:43

Categoria: 

Concelho: 

A Academia de Verão da Universidade de Aveiro regressa em Julho. As expectativas e a adesão geradas à volta da 10ª edição da Academia de Verão da Universidade de Aveiro (UA) foram tais que as vagas destinadas a alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico ficaram preenchidas a 27 de abril, quatro dias depois da abertura das candidaturas.

No entanto, as candidaturas para os 18 programas dirigidos a alunos do secundário decorrem até 29 de maio.Esta 10ª edição da Academia de Verão acontece de 5 a 10 e de 12 a 17 de julho.

A primeira edição da Academia de Verão realizou-se em 2006. Desde essa data, mais de 3000 jovens de todo o país tiveram a oportunidade de conhecer e viver em ambiente universitário, trabalhando em laboratórios, participando em saídas de campo, envolvendo-se em workshops científicos de diversas áreas (ciências, engenharias, artes e humanidades), atividades culturais e formativas que, aliadas a atividades desportivas e lúdicas e às muitas amizades que se criam, transformam estas duas semanas numa experiência única.

Estes dias proporcionam ainda aos participantes um contacto com os cursos que a UA oferece bem como com todo o campus e serviços aí existentes. “A Academia de Verão permite ter contacto com o verdadeiro ambiente universitário e com cientistas que desenvolvem as mais variadas tecnologias dos dias de hoje e de amanhã”, afirma José Fernando Mendes, Vice-reitor da UA. Durante a semana da Academia de Verão “há ainda oportunidade para participar em atividades culturais, desportivas e de lazer, fazendo novos amigos”. “Quem participa fica ainda a conhecer os departamentos, escolas e unidades de investigação que poderão vir a acolher, no futuro, os jovens participantes”, desafia ainda o Vice-reitor.

“Da Ria de Aveiro aos Biomateriais”, parceria entre os departamentos de Biologia e de Engenharia de Materiais e Cerâmica, “Mapasonoro.UA”, que cruza todas as áreas do Departamento de Comunicação e Arte, e “Reabilitação do Património”, do Departamento de Engenharia Civil, são, este ano, três das novidades a Academia de Verão.

As atividades científicas diárias iniciam-se às 9h30 e terminam às 17h00. A coordenação científica pertence aos departamentos, escolas politécnicas envolvidas e Fábrica Centro Ciência Viva.

Os alunos do 10º ao 12º ano participantes na Academia de Verão podem optar pela candidatura apenas ao programa científico, com o valor de 75 euros, ou ao programa científico com alojamento, com o valor de 150 euros.

As candidaturas na 10ª edição da Academia de Verão decorrem até 29 de maio.