Academia de Verão na UA arranca este domingo.

2016-07-01 11:58

Categoria: 

Concelho: 

Mais de 500 jovens iniciam, este fim-de-semana, a 11º edição da Academia de Verão na Universidade de Aveiro. Este domingo, 3 de julho, às 15h00, os 265 eleitos para integrar o programa da primeira semana da Academia reúnem-se na Reitoria, para uma sessão de boas-vindas, às 16h00, pelo Vice-Reitor da UA, José Fernando Mendes. É o arranque de uma semana de verdadeiro conhecimento científico, com muita animação à mistura, que certamente ficará na memória de todos estes jovens aspirantes a estudantes universitários.

A 11ª edição da Academia de Verão realiza-se de 3 a 8 e de 10 a 15 de julho e contempla um programa de atividades científicas distribuídas pelas duas semanas que envolve mais de 200 monitores de diferentes departamentos e escolas da UA, bem como um conjunto de atividades desportivas e de lazer, acompanhadas de perto por animadores credenciados.

Tudo para proporcionar a 506 jovens que frequentaram o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, uma semana de trabalho e estudo, vividas a tempo inteiro, num campus universitário, como é o da Universidade de Aveiro.

Refira-se que em linha com a sua política de valorização do mérito, a UA atribui uma bolsa por cada programa aos melhores alunos do 10º ao 12º ano e economicamente impossibilitados de frequentar a Academia de Verão, bem como os prémios ‘Competições Nacionais de Ciência’ e ‘Olimpíadas de Química’.

As atividades da primeira semana desta ação da UA de intensa divulgação de ciência junto dos jovens terminam na sexta-feira (8), à tarde, na habitual cerimónia de entrega de diplomas aos participantes da Academia de Verão. Este momento de despedida contará este ano com a participação do norte americano John Williamson que, numa apresentação marcada para as 16h00 e intitulada “You can make your own video game” virá mostrar as vantagens e a facilidade com que hoje qualquer pessoa consegue construir o seu próprio jogo de vídeo.

John Williamson é um defensor do uso de jogos de vídeo nas disciplinas das áreas das ciências, tecnologias, engenharia e matemática (STEM) como forma de manter os estudantes interessados, especialmente as raparigas e outros grupos tipicamente sub-representados nestas áreas.

Durante as duas semanas da Academia de Verão estará em marcha a ‘academia solidária’. Trata-se de uma campanha alargada à cidade para a angariação de pijamas, jogos didáticos; roupa; livros infantis, lápis de cor e jogos para a playstation, a favor da pediatria do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), devendo as peças ser entregues entre 3 e 15 de julho, no átrio da Reitoria da Universidade de Aveiro.