Academia de Verão arranca este domingo na Universidade de Aveiro.

2017-07-01 10:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Perto de 600 jovens vão viver a UA na 12ª edição da Academia de Verão

Está tudo a postos para receber os primeiros participantes da 12.ª edição da Academia de Verão da Universidade de Aveiro. Este domingo, 2 de julho, os cerca de 270 eleitos para integrar o programa da primeira semana da Academia reúnem-se na Reitoria, para uma sessão de boas-vindas, às 16h00, pelo Vice-Reitor da UA, José Fernando Mendes. É o arranque de uma semana de verdadeiro conhecimento científico, com muita animação à mistura.

A 12ª edição da Academia de Verão realiza-se de 2 a 7 e de 9 a 14 de julho, contemplando um programa de atividades científicas distribuídas pelas duas semanas que envolve mais de 400 monitores científicos de diferentes departamentos e escolas da UA, bem como mais de 60 animadores credenciados, responsáveis por um conjunto alargado de atividades desportivas e de lazer.

Tudo para proporcionar a perto de 600 jovens que frequentaram o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, uma semana de trabalho e estudo, vividas a tempo inteiro, num campus universitário, como é o da Universidade de Aveiro.

Esta primeira semana, os alunos do 5.º ao 9.º ano que integram a ‘academia júnior’ participam nas diferentes atividades científicas, desportivas e de lazer programadas para decorrer todos os dias, entre as 09h30 e as 18h00.

Os estudantes dos 5º e 6º anos participam no programa “letras & números”, dinamizado pelos departamentos de Matemática e Línguas e Culturas.

Os alunos do 7.º, 8.º e 9.º vão dividir-se por três programas: materiais: da microscopia à física, promovidos pelos departamentos de Engenharia de Materiais e Cerâmica e de Física; serei “HomoEkonomicus”?, da responsabilidade do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA); e um desafio às tuas ideias!, promovido pelo DEGEIT.

Durante a primeira semana, os estudantes do 10, 11º e 12º anos vão participar num dos nove programas preparados. São eles os seguintes: da urgência à reabilitação..., da Escola Superior de Saúde; eletrónica e informática, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática; fotografia, animação e vídeo, do Departamento de Comunicação e Arte; há vida…da ria até ao mar!, do Departamento de Biologia; matematicar_n@ua, do Departamento de Matemática; mentes elásticas, do Departamento de Engenharia Mecânica e Escola Superior Aveiro Norte; qualidade ambiental e efeitos na saúde, do Laboratório Central de Análises, Escola Superior de Saúde e Departamento de Ambiente e Ordenamento; smart drones@DETI, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática; e vivóbairro, do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território.

Refira-se que, em linha com a sua política de valorização do mérito, a UA atribui uma bolsa por cada programa aos melhores alunos do 10º ao 12º ano economicamente impossibilitados de frequentar a Academia de Verão, bem como os prémios ‘Competições Nacionais de Ciência’ e ‘Olimpíadas de Química’.

As atividades da primeira semana desta ação da UA de divulgação de ciência junto dos jovens terminam na sexta-feira (7), à tarde, na habitual cerimónia de entrega de diplomas aos participantes da Academia de Verão.

Este momento de despedida contará este ano com a participação de Daniel Tani, um norte americano detentor de uma carreira distinta como astronauta da NASA que, com o apoio do projeto American Corner da UA e da Embaixada dos EUA, vai estar na Academia de Verão para partilhar as histórias, fotografias e vídeos da experiência que viveu quatro anos a bordo da Estação Espacial Internacional. Os participantes da segunda semana da Academia de Verão vão poder ouvir as experiências deste astronauta dia 9.

Importa ainda referir que durante as duas semanas da Academia de Verão estará em marcha a ‘academia solidária’: uma campanha alargada à cidade para a angariação bens alimentares (arroz, massas, farinhas, bolachas, feijão, conservas, cereais, leite, óleo, azeite, etc.) e produtos de higiene (champôs, gel de banho, sabonetes, escovas e pastas de dentes, giletes, espuma de barbear, papel higiénico, etc.) a favor do Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI).

As atividades da segunda semana da Academia de Verão têm início a 9 de julho, com novos programas científicos e com a participação de perto de 320 jovens entre os 10 e os 19 anos.