Abertura do Festival Dunas de São Jacinto assinala os 100 anos de presença Militar em São Jacinto.

2019-08-22 16:21

Categoria: 

Concelho: 

O dia de abertura do Festival Dunas de São Jacinto, esta sexta, ficará marcado pela inauguração do monumento comemorativo dos 100 anos de presença Militar em São Jacinto.

Esse momento simbólico está marcado para as 18h30 junto à Porta de Armas do Regimento de Infantaria n.º10, seguida por saltos de paraquedas a assinalar o momento.

Depois da inauguração de um monumento à presença militar com a colocação de uma escultura de um paraquedista, no centro de Aveiro, agora a retribuição do Município com peça em São Jacinto.

O primeiro dia do festival Dunas de São Jacinto promete colocar em destaque três espetáculos “Flyboards Show”, sempre às 23h45, onde quatro artistas internacionais farão acrobacias aéreas através do uso de pranchas voadoras, num sistema inovador utilizando as forças da água.

Este espetáculo será acompanhado por uma dinâmica única de laser e um espetáculo de música sincronizado.

Antes, pelas 22h00, ProfJam terá a honra de inaugurar o Palco Marginal, no primeiro dia de concertos, sendo que a noite termina com Mike El Nite a dar música à noite de verão de São Jacinto, a ter início já depois das 00h00.

No sábado será a vez dos Wet Bed Gang presentearem o público com os seus maiores êxitos, seguido do DJ Tanko. No domingo, Fernando Daniel e os WhiteNoise encerram a edição 2019 do Festival Dunas de São Jacinto.

O programa do Festival contempla atividades de carácter desportivo, ambiental e musical, sendo que algumas delas se vão desenvolver nos três dias, este ano com destaque para a ação piloto da Associação Patrulheiros na praia de São Jacinto e que visa sensibilizar a população e criar uma comunidade de voluntariado ambiental em Portugal.

As aulas de surf e de stand up paddle (SUP) organizadas pelo Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf), o “Eco-Táxi”, voleibol de praia ou animações performativas na Avenida Marginal, são algumas das principais propostas para os três dias de festival.

O “Sunset Ondulado” no novo Palco Dunas, junto à praia, todos os finais de tarde é outra das propostas atrativas para a edição 2019 do “Dunas”.

Os valores ambientais são outra das apostas deste evento, sendo que neste primeiro dia de Festival, será possível aos mais novos participarem na atividade, “Aprende e não esquece: o Planeta agradece!”, uma atividade que se vai desenrolar na Praia de São Jacinto e que faz parte também do Programa Bandeira Azul 2018.

A Caminhada pelos Trilhos da Reserva das Dunas de São Jacinto realiza-se também nos três dias, às 9h15 e as 16h15.

A CMA em estreita parceria com a AveiroBus disponibiliza nos dias do evento, 23, 24 e 25 de agosto, um circuito especial de travessias com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 3.ª edição do “Festival Dunas”.

Durante os três dias, o transporte fluvial assegurará a travessia do Forte da Barra para São Jacinto, com horários especiais durante todo o dia (ver tabela), destacando-se os horários alargados de regresso ao Forte da Barra às 00h00, 00h30, 01h00 e uma última travessia pela 01h30.