Abertura do ano letivo na UA marcada para esta quarta.

2017-10-03 20:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sessão de abertura do ano letivo na Universidade de Aveiro.

Com uma intervenção temática do Presidente do Conselho de Curadores da UA, António Correia de Campos, sobre "Modelos institucionais: dos constrangimentos para as soluções", realiza-se esta quarta-feira, 4 de outubro, no auditório da Reitoria, a sessão de abertura do ano letivo 2017/2018.

Com início agendado para as 15h00, a cerimónia inclui, ainda, as intervenções do Reitor da UA, Manuel António Assunção, e do Presidente da Associação Académica da UA, Xavier Vieira, e a entrega de bolsas aos melhores caloiros.

Este ano, são 94 os estudantes que vão beneficiar de uma bolsa equivalente ao valor das propinas (1063.47 euros) por terem ingressado na UA através do Concurso Geral de Acesso em primeira opção e com uma média igual ou superior a 175 pontos. Estas bolsas serão entregues na cerimónia de abertura do ano letivo 2017/18 juntamente com as 20 bolsas de manutenção atribuídas aos alunos que mantiveram o bom desempenho no último ano.

Na ocasião serão entregues, ainda, os Prémios de Mérito aos estudantes com as melhores notas de ingresso no Mestrado Integrado de Engenharia Física (MIEF) da Universidade de Aveiro (UA).

Estes prémios, patrocinados pela Aspöck Portugal, a Bosch Termotecnologia, a Costa Verde Porcelanas, a MTBrandão, a Prirev - Revestimentos Técnicos e o Grupo Preceram, pretendem distinguir os caloiros com as seis melhores médias entre os 14 e os 17,5, uma vez que a UA atribui uma bolsa de valor igual ao das propinas todos os caloiros que concorram à academia com uma nota igual ou superior a esta última média.

Este é o terceiro ano que o Departamento de Física (DFis) promove este prémio, contribuindo, desta forma, para o aumento da oferta de engenheiros na terceira área com maior taxa de empregabilidade do ensino superior nacional.

Na cerimónia de abertura do ano letivo será, também, distinguido o melhor caloiro do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que concluiu o ensino secundário na Escola Secundária Mário Sacramento, em Aveiro, com a atribuição da Bolsa de Estudo Fundação Engenheiro António Pascoal.