Abertas candidaturas para artistas representantes de Aveiro na Exposição Anual CreArt.

2019-11-07 08:13

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do projeto CreArt 2 - Rede de Cidades para a Criação Artística - está aberto, até ao dia 5 de dezembro, o período de candidaturas para os artistas representantes de Aveiro na Grande Exposição Anual CreArt que em 2020 terá início e passará por Aveiro, prevista como a grande exposição de maio.

Intitulada “What could happen if? The choice to built an alternative future”, e com a curadoria de Pietro Della Francesca, proposto por Clermont-Ferrand [França], a grande exposição CreArt 2020 anualmente itinerante em três cidades da rede, inicia-se no ano de 2020 em Aveiro, passando posteriormente por Génova [Itália] e termina em Skopje [Macedónia].

Para além do desafio lançado aos artistas da rede CreArt, propondo explorar factos sociais tanto históricos como da atualidade, com vista a perspetivar um futuro que se pretende melhor ou alternativo, o curador procura, ainda, convidar o público a participar através da internet, durante o período de exposição, respondendo à questão “o que aconteceria?” e enviando a sua visão e ideais para o futuro comum, expressa em pequenos vídeos que serão disponibilizados através do “youtube” ou mostrados na própria exposição.

Deste modo, desenvolve-se uma forte ligação entre cultura, história e questões da contemporaneidade.

Os candidatos podem concorrer com um máximo de dois trabalhos em qualquer área das artes visuais: pintura, fotografia, escultura, cerâmica, design, videoarte e arte digital, sendo elegíveis os artistas individuais ou grupos de artistas que apresentem uma proposta conjunta, que sejam nascidos, residentes, trabalhadores ou estudantes na Região ou Distrito de Aveiro.