23 Milhas estreia Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais (Leme).

2017-11-01 18:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas, projeto de programação cultural de Ílhavo, e a Bússola, organização de desenvolvimento de projetos artísticos, estreiam este sábado o novo festival de Circo Contemporâneo com espetáculos e oficinas na Casa da Cultura de Ílhavo. O LEME - Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais – está em fase de lançamento na Casa da Cultura de Ílhavo com duas oficinas de experimentação de novo circo, uma conversa sobre circo contemporâneo e três espetáculos.

O dia de lançamento arranca, entre as 10h00 e as 12h00, com uma oficina de experimentação de novo circo, que se repete à tarde, entre as 14h00 e as 15h00, pela ADN - Artistic Development Nucleus.

Explora a linguagem e técnicas do circo contemporâneo e dá aos participantes a oportunidade de se colocarem à prova e testarem disciplinas de aéreos e equilíbrios, sob o olhar de artistas profissionais.

O primeiro espetáculo do lançamento do LEME, “Só”, acontece no Foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, às 15h00, e em que objetos de grandes proporções interagem com um velho, igualmente grande, e a sua solidão, ainda maior.

Às 15h30 é oficialmente apresentado o LEME, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. Segue-se, imediatamente, às 16h00, uma conversa sobre os “Desafios da Criação Artística para o Circo Contemporâneo”, com a participação de Tiago Bartolomeu Costa, assessor para as relações internacionais da Secretaria de Estado da Cultura, Jesper Nikolajeff, artista e produtor da sueca Circus Cirkor e ainda o espanhol Johnny Torres, diretor artístico do La Central del Circ.

A conversa, com a moderação da Bússola, implica uma reflexão sobre o momento de afirmação do circo contemporâneo e das artes de rua em Portugal, numa perspetivação de desafios e oportunidades.

Às 18h00, o subpalco da Casa da Cultura recebe “Licium”, um espetáculo de Joa Gouveia sobre o trabalho autobiográfico do artista.

O dia de lançamento do LEME termina com “Emportats”, da companhia galega La Trócola Circ, no auditório da Casa da Cultura. O único espetáculo pago deste dia de lançamento (5,00€), combina diferentes disciplinas artísticas, cruzando a acrobacia, os malabares, a música e o teatro de objetos.