20 anos do Gil Eannes como Navio Museu assinalados em Viana do Castelo com muitas 'figuras' de Ílhavo.

2018-02-05 17:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo 'colocou' figuras da cultura marítima na celebração do 20.º Aniversário da chegada do Navio-Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo e o Município acabou por ver reconhecido o seu lugar na epopeia marítima com recados à valorização dessas vozes, na sua própria terra.

Figuras com o Senos da Fonseca, Rui Bela, João Ramos, Valdemar Aveiro e Manuel Mário Bola surgiram como rostos da celebração que contou com a presença do Secretário de Estado das Pescas, josé Apolinário.

Dos meios políticos surgiu a mensagem do líder da Concelhia socialista. Sérgio Lopes deslocou-se a Viana para defender que a presença de Ílhavo é motivo de orgulho e deve ser "alicerce de pontes" entre municípios. "Saio daqui muito orgulhoso por ter encontrado aqui pessoas e obra com o cunho de Ílhavo. Esta dinâmica, no Gil Eanes, pode servir de ponte entre o que se faz em Ílhavo e aqui, para partilharmos um futuro brilhante, nesta temática marítima".

O artesão Manuel Mário Bola assumiu como "marcante" a sua exposição de miniaturas. "É uma honra ter o meu trabalho aqui neste Navio. Nenhuma exposição que fiz, até hoje, teve este valor", vincou.

O Secretário de Estado, José Apolinário, elogiou o projeto museológico de Viana por perpetuar a cultura marítima. (com áudio)