10 mil jovens e professores envolvidos na promoção de reciclagem de embalagens.

2018-03-14 16:39

Categoria: 

Concelho: 

O 'Roadshow_P80' chegou ao fim.

Dezoito distritos, 36 escolas, 10 mil alunos e professores envolvidos e 300 projetos e iniciativas apresentados são os números que refletem dois meses na estrada do programa enquadrado no Projeto 80, que contou com a parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV) para sensibilizar para a Cidadania Ativa, Sustentabilidade, Empreendedorismo, Economia Circular e Associativismo Juvenil. Destinado aos jovens cidadãos entre os 13 e os 18 anos, a ativação decorreu entre os dias 9 de janeiro e 8 de março.

Durante dois meses a SPV esteve a sensibilizar os mais novos para a importância da separação e da reciclagem de embalagens, com o contributo de Afonso Paiva, o jovem humorista de Coimbra. De uma forma divertida e descontraída, o humorista apresentou a estória do Rafa-Garrafa, uma embalagem que se queria transformar numa camisola polar, com foco nas vantagens de reciclar.

A iniciativa 'SPV2theTOP' foi outra das ações que decorreu nas escolas no âmbito deste projeto. Incentivou os alunos a recolher o maior número possível de embalagens e a colocá-las nos respetivos Ecopontos. A escola vencedora desta ação foi a Escola Secundária do Pinhal Novo, que recebeu como prémio mobiliário urbano produzido a partir de plástico de embalagens recicladas. Todas as escolas que participaram nesta iniciativa receberam ainda um Diploma Escola Verde.

Os melhores momentos deste Roadshow podem agora ser recordados nas redes sociais da Sociedade Ponto Verde, onde foram partilhados vídeos baseados em estórias que ocorreram em cada concelho.

O Roadshow integra-se no 'Projeto 80', um programa que incentiva os jovens a apresentarem projetos, criados nas escolas e comunidades, que incentivem o desenvolvimento sustentável, incluindo práticas que incentivem a reciclagem, iniciativas promotoras da preservação de recursos naturais, voluntariado, entre outras.

As candidaturas ao projeto decorrem até 31 de maio de 2018 no site do projecto. Todas as escolas do país podem concorrer com mais do que um projeto, desde que com diferentes temáticas e com equipas até 20 membros. Os seis projetos selecionados a finalistas tornam-se automaticamente candidatos à categoria “Iniciativa Jovem – Projeto80” do Green Project Awards Portugal 2018. Todos os elementos da equipa vencedora da categoria “Iniciativa Jovem” serão premiados com Passes Intra_Rail Xcape de três dias que incluem transporte e alojamento para conhecer Portugal. Os projetos devem ser implementados até ao final do ano letivo de 2017/2018.

O 'P80' é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, Quercus, Green Project Awards (GPA), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Direção-Geral da Educação (DGE), Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).