Judo: Torneio Cidade de Aveiro foi um êxito.

2018-05-14 11:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Torneio organizado pelo núcleo de Judo da AAUAv reunio mais de 170 atletas em Aradas. Pela primeira vez, o Concelho de Aveiro teve uma prova de 'Judo Adaptado'.

O Pavilhão da EB 2/3 de Aradas foi o palco escolhido para o I.º Torneio Cidade de Aveiro.

Esta prova, que procura comemorar o 'Dia da Cidade', "foi um êxito", contando com mais de 170 atletas participantes. "Num ambiente de descontração, festa e harmonia, os presentes puderam presenciar a prova para os atletas dos 3 aos 12 anos, e uma prova de Judo Adaptado, para atletas portadores de deficiência intelectual". “Quisemos fazer uma festa do Judo, e conseguimos”, começou por referir António Costa. “Sou o resto mais vísivel de uma equipa fantástica. Atletas mais velhos, pais de atletas e familiares, são esta equipa maravilhosa que me deixa concretizar estes sonhos”.

A prova iniciou-se com um pequeno aquecimento, ministrado pelos atletas mais graduados do núcleo, para prosseguir com uma cerimónia de reconhecimento. Foram reconhecidos, como atleta, Alexandre Vieira do Beira-Mar, Helder Fonseca, como dirigente, da CERCIAG, e a Camara Municipal de Aveiro, como entidade. “É nestes momentos de festa que temos que reconhecer as pessoas e entidades ligadas ao Judo. Termos o Alex em Aveiro é importante para nós. Termos o professor Helder, que faz tudo o que pode pelo Judo Adaptado em Águeda, e onde é o principal responsável pela sua existência, é fantástico. Termos uma Autarquia, como a de Aveiro, que apoia o Judo, que tem um projeto fantástico como o Judo na Escola, que beneficia todos os clubes, só nos pode encher de orgulho. E, a cereja no topo do bolo, é termos pessoas, como nós no núcleo, dispostas a trabalhar tanto em prol da nossa modalidade”.

Para além de clubes de Chaves, Guimarães, Porto, Aveiro, Viseu, Lousã e Ilha Terceira – Açores, fez-se representar no evento a Camara Municipal, por Rogério Carlos. “A ideia foi dar mais uma prova a estes miudos do adaptado. Alguns são mais velhos que eu, mas são sempre uns miudos. Mas esta prova só se realizou porque o Mário Emídio, do Vitória Sport Clube, de Guimarães, esteve presente. Ele foi o responsável por essa prova. Foi ele, e a sua equipa, que organizaram tudo. Este espírito de partilha e ajuda mútua, é a maneira como vemos o Judo”.