Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas do Município de Aveiro.

2023-06-12 07:29

Categoria: 

Concelho: 

Encontro de Clubes Ciência Viva das Escolas do Município de Aveiro.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe o evento, esta segunda, dia 12, num evento com 17 Clubes dos 7 Agrupamentos de Escolas do Município.

Uma forma de promover momentos de partilha entre Clubes e a apresentação dos diferentes projetos STEAM desenvolvidos ao longo do ano letivo.

Participam neste encontro cerca de 450 alunos e 70 professores.

Os Clubes Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa, que pretendem promover o acesso a práticas científicas inovadoras, bem como estimular o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem das STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática).

São promovidos pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pela Direção-Geral da Educação.

Através dos Clubes Ciência Viva, as entidades educativas estabelecem parcerias com instituições científicas e do ensino superior, Centros Ciência Viva, museus e autarquias.

Os Clubes Ciência Viva na Escola são financiados pelo Programa Impulso Jovens STEAM, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que os Clubes que não obtiveram apoio através do PRR, têm apoio através do orçamento Municipal.

Enquanto parceira, a Fábrica Centro Ciência Viva dá apoio educativo a estes Clubes através da dinamização de ações de capacitação e mentoria, de visitas de estudo e de atividades STEAM.

O período da manhã será dedicado ao 1º Ciclo, envolvendo 156 alunos, e a tarde ao 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário, com 278 alunos.

Os alunos terão à sua espera um programa de atividades da Fábrica Centro Ciência Viva.

Já os professores irão apresentar os projetos STEAM e as atividades desenvolvidas ao longo deste ano letivo, no âmbito dos Clubes Ciência Viva na Escola.

A sessão de abertura do evento, às 9h30, contará com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, de Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e de Pedro Pombo, Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

O primeiro painel aborda o projeto Tech Lab e os Clubes Ciência Viva na Escola.