Concurso de curtas sobre esclerose múltipla apresentado em Lisboa.

2017-02-21 14:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estudantes e professores da Universidade Nova, Universidade Lusófona, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico do Porto participaram na sessão de apresentação do Prémio EM (Esclerose Múltipla) Curtas. O evento ocorreu no Instituto do Cinema e do Audiovisual, com a presença do Presidente do Infarmed e das Associações de Doentes na área da Esclerose Múltipla

“A esclerose múltipla é uma doença que tem tido grandes ganhos nos últimos anos, graças à investigação científica e à descoberta de medicamentos com menos efeitos adversos. Este evento, visa ligar a arte e o doente. Transmitir através do cinema o que cada um sofre, é algo importante e necessário. O Ministério da Saúde e o Infarmed continuarão a prestar o apoio contínuo na aprovação de novos tratamentos e na farmacovigilância, deixando a porta aberta para iniciativas semelhantes”, afirma Henrique Luz Rodrigues, Presidente do Infarmed.

Ana Costa Dias, Vice-presidente do ICA explica que “Trata-se de uma iniciativa que o ICA tem o maior prazer em apoiar, contribuindo, de uma forma positiva para o conhecimento da doença e formas de lidar com a mesma. O desafio lançado às escolas não tem unicamente por objetivo a produção e realização de um filme, mas também o estudo e a reflexão sobre a doença. Apesar de existirem prémios para as melhores abordagens técnicas e artísticas da temática, consideramos que todos os projetos que vierem a ser selecionados serão vencedores pelo interesse manifestado em conhecer, debater, aprender o que é a EM, como conviver com a doença e sobretudo sensibilizar a sociedade”.

As candidaturas à 4.ª Edição do Prémio Curtas – Esclerose Múltipla, uma iniciativa dirigida a estudantes das áreas do cinema e audiovisual ou amadores com o gosto pela área cinematográfica, que queiram fazer uma curta-metragem e documentar como é viver com esclerose múltipla, estão abertas até ao final do dia 28 de abril de 2017. Os vencedores serão conhecidos por altura do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que se assinala a 31 de Maio. 

O júri desta edição é composto por Mário Gabriel Bonito, representante do ICA; Cristina Campos, Diretora Geral da Novartis; Gonçalo Galvão Teles, realizador português; Teresa Tavares, atriz portuguesa; Joaquim Pinheiro, médico neurologista; e representantes das três Associações de Doentes com Esclerose Múltipla: ANEM, SPEM e TEM.