Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro recebe final do Concurso Regional Centro Circular.

2024-04-11 07:13

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) promove, esta quinta, dia 11 de abril, a final da terceira edição do Concurso Regional Centro Circular.

Este concurso consiste num jogo online, https://www.centrocircular.pt, criado pela CCDR Centro em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-DSR Centro, que tem como objetivo promover os conhecimentos sobre economia circular junto da comunidade escolar da região Centro.

Os principais destinatários são os alunos do 2º e 3º Ciclos das Escolas dos 100 municípios da região.

Para Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, “o balanco da 3.ª edição do Concurso Centro Circular é muito positivo. Estiveram ativamente envolvidas 77 escolas da região e um total de 4134 alunos (1007 do 2º ciclo e 2748 do 3º ciclo) e 186 professores. Durante toda a competição foram criados mais de 6000 jogos de tabuleiro, o que comprova o sucesso na utilização da gamificação como estratégia de disseminação e divulgação de conteúdos sobre economia circular”.

A edição deste ano desenvolveu-se em duas fases, comportando assim algumas alterações face às edições anteriores no que respeita ao apuramento dos resultados dos alunos.

A primeira fase, aberta a todas as escolas da região pelo período de 30 dias, decorreu de 15 de fevereiro a 15 de março de 2024 e permitiu determinar o TOP 10 em cada um dos ciclos a concurso, cujos alunos passaram à Final.

A cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores realiza-se às 14.30h, nas instalações do TUMO Coimbra.

O centro educativo funciona no icónico edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra.