Campanha de prevenção da obesidade passa pela Costa Nova.

2015-08-14 08:17

Categoria: 

Concelho: 

O programa de saúde passa pela praia da Costa Nova numa ação de prevenção sobre a obesidade. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Direção Geral da Saúde e as autarquias locais. Em Portugal, mais de 50% dos adultos sofrem de excesso de peso ou obesidade que, na população infantil, atinge uma em cada três crianças.

O projeto “Peso na saúde” estará na Praia da Costa Nova, esta sexta e no sábado. O programa visa contribuir para a melhoria da saúde através da consciencialização da gravidade da doença obesidade e sensibilização para a prevenção e tratamento.

Na primeira etapa é avaliada a composição corporal através da medição de 7 parâmetros e explicada a importância do índice de massa corporal para caracterizar o peso – normal, excesso e obesidade de diferentes graus.

Na segunda etapa, com base no índice de massa corporal, é analisado o aumento do risco de outras doenças decorrentes da obesidade, como por exemplo a diabetes ou a hipertensão arterial. É entregue a cada participante o seu relatório de risco com o objetivo de lhe facultar informação clara e útil.

Na terceira etapa, apenas destinada a pessoas com excesso de peso, e “porque somos mais sensíveis à experimentação e à vivência sensorial, o cenário de simulação permite aos participantes vivenciar duas situações – como é viver com mais 10kg ou como é ter uma paralisia e défice visual resultante de um AVC, uma doença muito incapacitante, com grande prevalência em Portugal e elevada mortalidade” explica a Professora Ana Macedo, médica responsável da Keypoint, que desenvolveu o programa “Peso na saúde”.

foto: Sensações.pt