Câmara de Aveiro reconhece aumento de custos e de endividamento e justifica com aumento da atividade municipal.

2018-06-11 11:55

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro revela que a Conta Consolidada de 2017 confirma de forma “clara e evidente os resultados positivos” das contas da CMA e do seu Universo de Entidades Municipais. Esta apresentação reúne a soma de todas as Contas da CMA e de todas as entidades do seu Universo Municipal.

A autarquia salienta os resultados positivos que se mantêm e o aumento de custos justificado pelo aumento da atividade.

O endividamento total aumentou na ordem dos 4,7 milhões de euros, resultado de um aumento de 53,6 milhões de euros no endividamento de médio e longo prazo conjugado com a redução de 48,9 milhões de euros no endividamento de curto prazo.

Movimentos que a autarquia justifica pela execução dos desembolsos do empréstimo FAM e o atraso no processo de dissolução das empresas municipais e na formalização de alguns processos de despesa e do respetivo pagamento de dívidas.

Regista o aumento do investimento em cerca de 6 milhões de euros, que se reparte por 3,4 milhões de euros ao nível de bens de domínio publico e 2,6 milhões de euros ao nível do imobilizado corpóreo.

“Esta Conta Consolidada de 2017 é a primeira das duas, com a de 2018, que marcam a fase de transição da CMA para uma gestão financeira com a dívida a clientes toda paga, pela utilização do empréstimo do Fundo de Apoio Municipal, o que está a permitir um crescendo forte de credibilidade e de capacidade da CMA para prestar serviços de qualidade e executar investimento de montante relevante em quantidade e em qualidade”, refere nota da autarquia.