Bastonário da Ordem dos Médicos na abertura do congresso de oncologia.

2017-10-27 09:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A prevenção continua a desempenhar um espaço central nas políticas de saúde no combate ao cancro. Tema que volta a estar na agenda dos profissionais de medicina reunidos em Aveiro no segundo dia do 14.º Congresso Nacional de Oncologia.

A sessão de abertura do evento está prevista para esta sexta, às 11h30, com a presença do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e do presidente do Conselho de Administração do IPO de Coimbra, Carlos Gregório dos Santos.

Desde ontem mais de 600 especialistas discutem “Oncologia na era da tecnologia” no Centro de Congressos de Aveiro. Um dos pontos altos do programa do Congresso é a sessão especial “Inovação e Sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde”, na qual serão apresentados os dados do inquérito realizado pela SPO, “ Cuidados de Saúde em Oncologia: a Visão dos Doentes”.  

Sob o tema “A Oncologia na Era da Medicina de Precisão”, o congresso vai contar com um programa científico multidisciplinar, onde se incluem sessões educacionais em diversas áreas da Oncologia que vão abordar questões relacionadas com medicamentos, novas tecnologias, a inovação e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e sessões sobre controvérsias e práticas clínicas.

A prevenção surge como tema chave. Minimizar os fatores de risco é a mensagem mais ouvida. Gabriela Sousa, presidente da sociedade portuguesa de oncologia, adianta que o debate estará centrados também na minimização de fatores de risco (com áudio).