Aveiro: Senos da Fonseca apresenta livro sobre navegações e destaca figura de Fernão de Oliveira.

2023-09-08 08:55

Categoria: 

Concelho: 

Senos da Fonseca apresenta, este sábado, em Aveiro, o livro "Saberes que Tornaram Possíveis as Grandes Navegações Portuguesas" e vai colocar em evidência um linguista aveirense da Renascença.

A Biblioteca Municipal de Aveiro acolhe esta apresentação, em sessão marcada para as 17h, e o autor anuncia para dia 15 nova apresentação na Gafanha da Nazaré.

Uma das figuras a merecer destaque na sessão de Aveiro é o aveirense Fernão de Oliveira.

Foi um frade, gramático, construtor bélico-naval renascentista e considerado um dos expoentes renascentistas portugueses nascido por volta de 1507.

Senos da Fonseca fala de um génio que se notabilizou na linguística.

O livro “A Fábrica das Naus” é considerado o “primeiro tratado científico de construção naval surgido em todo o espaço europeu”.

Autor do prólogo do livro sobre a viagem de Fernão Magalhães o autor mostra conhecimento sobre o empreendimento do navegador português.

Foi um estudioso das línguas, das técnicas da arte naval e da guerra no mar e participou em viagens tendo estado em cativeiro em vários momentos e os conhecimentos que possuía foram quase sempre "chave" para a liberdade.

“Verdadeiramente um espírito genial de que Aveiro se deve orgulhar, a justificar evocação histórica, adequada e compatível com a grandeza da figura”, refere Senos da Fonseca que vai dar destaque a esta figura da história na apresentação do seu livro “Saberes que Tornaram Possíveis as Grandes Navegações Portuguesas”.