"Vocação Maior" procura voluntários para trabalho em associações, IPSS e projetos da autarquia.

2016-09-28 11:19

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo lança o Programa Municipal de Promoção do Desenvolvimento e Intervenção Pessoal e Social na Maior Idade com ocupação do tempo disponível dos seniores em diversas tarefas ou atividades nas áreas social, cultural e intergeracional.

“Vocação Maior” é uma iniciativa sustentada no Plano Estratégico da Maior Idade de Ílhavo 2015/2017 que tem como objetivos principais a promoção do envelhecimento ativo e a valorização da população sénior, através da aprendizagem, da partilha de conhecimentos, da promoção da participação cívica e da ocupação do tempo disponível dos seniores, permitindo o fomento de novas relações interpessoais e (re)integração dos seniores na comunidade.

Este programa será constituído por diversos projetos, da responsabilidade da Câmara Municipal de Ílhavo, de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou associações com sede ou representação no Município de Ílhavo, com participação gratuita, podendo cada um destes ser constituído por um ou mais turnos, cada um com a duração mínima de um mês e máxima de três meses.

Cada turno terá uma carga horária preferencialmente entre 5 a 15 horas por semana, sendo que a distribuição horária semanal será previamente acordada entre o destinatário e o responsável do programa, mediante a disponibilidade do sénior e da entidade de acolhimento.

O programa destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, ou com idade inferior desde que estejam em situação de aposentação e residam no Município de Ílhavo. Os interessados poderão candidatar-se a todo o tempo no Gabinete de Atendimento Geral da Câmara Municipal de Ílhavo, através de formulário próprio a fornecer pelos serviços ou disponível em www.cm-ilhavo.pt.