Vereador da cultura de férias na votação da gestão do Museu.

2015-06-25 14:23

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves justifica a ausência do Vereador do Pelouro da Cultura na votação do acordo de delegação de competências do Museu de Santa Joana com o cumprimento de um período de férias. Miguel Capão Filipe (na foto) esteve ausente da votação e foi o voto de qualidade do Presidente da Câmara a desempatar a votação.

O autarca diz que não há caso num processo em que põe confiança na valorização do Museu. (com áudio).

A Câmara de Aveiro aprovou a delegação de competências do Governo que permitirá ao município assumir a 1 de Agosto próximo a gestão do Museu Santa Joana. Proposta contestada pela Associação dos Amigos do Museu, pelos Vereadores da oposição e que foi viabilizada com o voto de qualidade do Presidente da Câmara perante uma votação empatada na ausência do Vereador da cultura, Miguel Capão Filipe.

Os três eleitos do PS, como tinham anunciado, votaram contra, assim como a Vereadora independente Rita Encarnação.

O Museu de Aveiro estava sob tutela da Direção Regional da Cultura e a gestão passa a partir de 1 de Agosto para a esfera do Município.

Os Amigos do Museu continuam a não concordar com a opção e defendem a tutela da Direção Geral de Museus salientando que o futuro deveria estar na classificação como Museu Nacional. Ribau Esteves diz que a tutela da gestão municipal não é incompatível com uma classificação desse tipo.