Vagos: Autarquia estuda melhoria em vias de acesso às praias.

2019-08-23 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As praias da região continuam às "voltas" com o tráfego automóvel.

Barra e Costa Nova continuam no limite da área disponível para viaturas e as entradas são cada vez mais foco de preocupação pelo ritmo a que se processa a circulação de quem procura estacionamento.

Os dias mais quentes de Agosto, esta semana, chegaram a provocar filas até à entrada da cidade de Aveiro. 

O desnivelamento da rotunda facilita o escoamento mas aumentaram as complicações nas entradas e no ordenamento do estacionamento nos arruamentos interiores onde o turismo de mistura com as áreas residenciais.

Habitantes da Costa Nova assumiram ter saído pela ponte da Vagueira com uma viagem de cerca de 15 kms porque não conseguiam rapidez no acesso à ponte da Barra.

O debate divide-se, mais uma vez, entre quem considera os cerca de 2 milhões de investimento na rotunda da Barra um "gasto desnecessário" e aqueles que defendem uma visão "moderada" atendendo ao afluxo de turistas e ao ritmo de férias que obriga a alguns sacrifícios.

O Município de Vagos também assume problemas com o tráfego na época de Verão, na praia da Vagueira, e admite que está a preparar intervenções de qualificação para minimizar os efeitos da elevada procura.

A via do parque de campismo para a praia e as zonas de distribuição de tráfego são alguns dos pontos em estudo.

Silvério Regalado, autarca de Vagos, já explicou que não há soluções milagrosas mas acredita que é possível soluções que garantam mais fluidez e segurança com rotundas galgáveis (com áudio)

O PP defendeu uma solução para o problema do tráfego em particular um cruzamento existente no acesso à praia que será um dos estrangulamentos de tráfego.

João Domingues pediu ação para resolver o problema sob pena da imagem da praia começar a tornar-se negativa e afastar os visitantes: