Vagos: Associação Florestal do Baixo Vouga apoia ações de reflorestação de zonas ardidas.

2018-03-23 14:12

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Vagos e a Associação Florestal do Baixo Vouga assinaram ontem, dia 22 de março de 2018, um protocolo de colaboração que irá permitir a rearborização da área afetada pelos incêndios de 2017.

Este protocolo, que irá apoiar os proprietários de terrenos florestais interessados em rearborizar as suas áreas ardidas, estabelece três tipologias de apoio para rearborização de áreas afetadas pelos incêndios.

Define áreas com função de floresta produtiva, recuperando assim o seu potencial produtivo; áreas com função de floresta de conservação com o objetivo de valorização do território e proteção de infraestruturas; e áreas com função de floresta produtiva com objetivo de diversificação das produções.

Já no que aos níveis de apoio diz respeito, este protocolo estabelece ainda que serão apoiados projetos em áreas mínimas de 2ha, de forma individual ou conjunta e contínua, através da oferta das plantas e adubos de plantação; e projetos em áreas superiores a 6ha, de forma conjunta e contínua e com contrato de assistência técnica da AFBV, através do apoio de 30% do valor do investimento.

Desta forma, o Município de Vagos, coloca à disposição dos proprietários florestais de áreas ardidas, apoios que irão permitir a rearborização de áreas florestais com recurso a projetos de fomento das boas práticas florestais, de valorização ambiental e social, promovendo assim o ordenamento rural e a rentabilidade económica.

Os proprietários florestais de áreas ardidas do concelho de Vagos, que pretendam informar-se sobre os apoios concedidos e condições necessárias para acesso, podem contactar o Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Vagos, até 31 de maio de 2018.