Autárquicas: "Estou aqui como candidato porque quero e não porque outros não quiseram estar no meu lugar" - Ribau Esteves.

2017-07-10 10:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Aveiro diz que é recandidato por convicção e não por obrigação. Ribau Esteves assumiu a recandidatura e não esqueceu o principal partido da oposição. Diz que os socialistas candidatam Manuel Sousa já depois de outros nomes terem andado nas bocas do universo do PS com Alberto Souto e Gil Nadais em destaque mas fora da corrida.

Ribau afirma que assume a recandidatura com “liberdade e por vontade” e não “porque outros não quisessem”. “É uma diferença incomensurável neste ponto de partida. Uns têm que ser porque alguns camaradas não quiseram ser. Eu sou porque quero ser e estou num exercício de liberdade e determinação absoluta”.

A reforma da Câmara, o reequilíbrio financeiro, o cumprimento de compromissos com os credores, o fim de empresas municipais e a criação de condições para um novo ciclo de desenvolvimento foram os temas mais falados.

"Temos um projeto de futuro. Queremos continuar a crescer na cultura e no turismo, a fazer reabilitação urbana e a tratar de investimento para os quatro cantos do município. Continuar a ser líder da região de Aveiro”.

Numa referência à ligação à vida associativa, Ribau Esteves diz que todos os dias está em contacto com a população e que não o faz apenas em época eleitoral para construir o programa (com áudio).

O atual presidente de Câmara puxou depois ao mandato méritos de estar a conseguir relançar a atividade e devolver Aveiro aos centros de decisão.

“Em Nariz, Mamodeiro, Cacia ou Eixo há investimento privado a acontecer. Muito desse investimento ainda não se vê. Estamos em formalidades para criar mais condições para garantir a geração de riqueza. Aveiro vai continuar a ser município líder na Região de Aveiro”.

Esse “motor” de desenvolvimento funciona, segundo Ribau Esteves, com o apoio de entidades de referência. “Vamos trabalhar com a Universidade, Instituto de Telecomunicações, empresas de referência e instituições de Aveiro. Queremos ser fator de diferenciação. E queremos que seja bandeira distintiva do Município”.

O momento de apresentação foi partilhado com dirigentes de concelhias do PP e do PSD. Vítor Martins, do PSD, com quem Ribau chegou a estar em rota de colisão e a quem teceu duras críticas já depois do presidente de concelhia ter sondado eventuais alternativas de candidatura diz que está de corpo e alma com o projeto.

“Apresentamos aqui o nosso candidato. O PSD está unido em torno da sua e nossa recandidatura. Vamos apresentar um programa ambicioso”, disse Vítor Martins.

Caetano Alves, dirigente do PP, lembrou a história do partido no poder autárquico aveirense e reclamou méritos nessa governação. “Nos últimos 40 anos o CDS governou em 32 anos. A história de Aveiro é também a história do CDS. Nos únicos 8 em que o CDS não esteve na gestão criou-se um Aveiro de pechisbeque, dourado, lindo e brilhante mas só de fachada. Tudo foi feito na ilusão de que nada de pagaria, aliás apanágio dos socialistas”.

Gonçalo da Câmara Pereira, dirigente nacional do PPM, deslocou-se a Aveiro para elogiar a liderança de Ribau Esteves que vê na figura do Alcaide nas cidades espanholas.

“A grande figura de Ribau Esteves representa a figura do Alcaide. O primus inter pares. Aquele que representa a liderança do Município. Somos um partido municipalista. Consideramos que a forma dos municípios é que pode mudar Portugal”.