Ulisses Pereira defende reforço do programa da fruta escolar.

2016-06-23 10:16

Categoria: 

Concelho: 

Ulisses Pereira defendeu, esta quarta-feira, o reforço do programa comunitário da fruta escolar e da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA). Falando no plenário da Assembleia da República numa interpelação ao governo sobre “desperdício alimentar”, o parlamentar aveirense lembrou que o tema “representa um dos maiores desafios da humanidade”.

“Não é demais reafirmar que o desperdício alimentar constitui um constrangimento em termos sociais e morais, sendo em termos económicos totalmente irracional”, sublinhou Ulisses Pereira, acrescentando que no PSD há um entendimento de que “a dimensão global e transversal do tema exige diferentes abordagens, para os quais são necessários caminhos, estratégias e compromissos que coloquem a sociedade no caminho do desperdício zero”.

Quanto ao programa da fruta escolar diz que precisa de maior incremento com envolvimento das autarquias e produção nacional. “O seu alargamento a mais escolas, abrangendo mais crianças e jovens tem a vantagem de promover hábitos de consumo saudáveis e nutritivos, como é também o caso do leite escolar, e ao mesmo tempo, constituir um escoamento para os produtores locais, regionais ou nacionais de frutas”.

Por outro lado, Ulisses Pereira aludiu à PARCA, “exemplo de uma medida que visa concretamente uma maior equidade na relação comercial entre produtores e distribuidores, que tem o mérito de promover a transparência ao longo das fileiras produtivas, contribuindo positivamente para o bom funcionamento do mercado e para um menor nível de desperdício”.