“Turismo não pode ser uma oportunidade para meia dúzia e um fardo para muitos” - Nelson Peralta.

2017-09-04 14:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O candidato do BE à Câmara de Aveiro quer o turismo mais diversificado e mais qualificado e com menos precariedade ao serviço de todos. Nelson Peralta apresentou as propostas da candidatura para a área do turismo e, desde logo, defendeu uma diversificação que vá além dos canais da ria.

"O turismo deve passar por aqui, mas deve ser espalhado pelo concelho e diversificado. Temos uma excelente praia em São Jacinto, o rio Vouga, a Pateira de Requeixo, salinas, o campus da universidade, um roteiro de arte nova e um roteiro de turismo industrial que se podem fazer e muito mais".

O aumento da pressão no centro foi uma das chamadas de atenção. Nelson Peralta considerou ainda a construção de um parque subterrâneo no Rossio “um erro a todos os níveis”.

"O turismo tem crescido imenso em Aveiro e no país. Por factores externos mas também porque esta é uma terra com muito para oferecer. Mas o turismo não pode ser uma oportunidade para meia dúzia e um fardo para muitos. Nesse sentido são precisas várias medidas por parte da autarquia", considerou.

O candidato quer ainda ver os tuk tuk e comboios turísticos a pagar pelas licenças. "Ribau Esteves desde o início do mandato tem oferecido essas licenças de forma provisória dizendo que iriam passar a ser pagas, mas 4 anos depois anda não são. Não é possível que a Câmara continue a dar essa borla, ainda para mais quando esmifra a população com impostos".

Sobre o alojamento local, o candidato à Câmara Municipal, considera que Aveiro pode aprender com os erros de Lisboa e Porto.

"O alojamento local ainda não é um problema de dimensão em Aveiro, mas começam a existir pressões e especulação imobiliária nos bairros típicos - como a Beira-Mar - para que as pessoas com menos recursos saiam daí para dar lugar a alojamento local. É necessário regular desde já a atividade para que não passe a ser um problema grave”.