"Somos criticados porque entendemos que a Educação é a única forma de lutar contra o conservadorismo” – Tiago Brandão Rodrigues.

2016-04-16 20:49

Categoria: 

Concelho: 

O Ministro da educação disse em Aveiro que as críticas à política na educação surgem de quem tem “visão conservadora do país". Tiago Brandão Rodrigues falava na conferência "Que escola para o século XXI?", organizada pelo Secretariado Nacional do PS e pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista.

"Somos criticados porque entendemos que a Educação é a única forma de lutar contra esse conservadorismo. A nossa política, em que acreditamos, é uma política progressista, apoiada não só pelo PS como pelos outros partidos que apoiam o Governo".

O ministro defende que deve haver “entendimento social” além da legislatura colocando a qualificação dos portugueses como “elemento estrutural". "A escola merece e necessita de pacificação, recursos, planeamento, autonomia e reconhecimento social e institucional, que são fundamentais para que possa realizar a sua missão".

Na mesma intervenção defendeu um Serviço Nacional de Educação como serviço de “proximidade”, baseado no sucesso e na democratização do acesso. A aposta em recursos digitais foi anunciada como aposta para os próximos anos.