Sindicatos "aprovam" estratégia do Governo mas prometem luta por mais direitos.

2016-05-02 10:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assistiu a mais um desfile do 1º de Maio com trabalhadores oriundos de todo o Distrito. A União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN promoveu a concentração no Largo da Estação da CP, em Aveiro, para um desfile até ao largo do Rossio.

O investimento no tecido produtivo, o combate ao emprego precário, a defesa da Constituição, aumentos salariais, a defesa da Segurança Social e as 35 horas de trabalho semanal foram palavras de ordem ouvidas.

Já no Largo do Rossio, Joana Dias, dirigente da Interjovem, afirmou que "é possível pôr fim ao trabalho precário" e que os jovens do distrito participarão ativamente na "Campanha Nacional contra a Precariedade - Pelo Emprego com Direitos" que decorrerá em todo o país.

Adelino Nunes, Coordenador da União dos Sindicatos, valorizou “as medidas que eliminaram os cortes nos salários, repuseram os complementos de reforma dos aposentados; aumentaram, ainda que de forma insuficiente, o Salário Mínimo Nacional; a redução da sobretaxa do IRS; a reposição das 35 horas; asseguraram o direito das mulheres à IVG sem pressões nem constrangimentos; restituíram os feriados retirados, dando sequência à luta desenvolvida para pôr fim a quatro dias de trabalho gratuito; e reverteram a entrega da gestão das empresas públicas de transportes rodo e ferroviários a operadores privados”.

No final foi aprovada uma Resolução, onde os presentes assumiram o compromisso de intensificar a luta reivindicativa nos seus locais de trabalho. Ficou assente a participação ativa na Semana Nacional de Ação e Luta de 16 a 20 de Maio.