Sever do Vouga: Candidaturas abertas para as Bolsas de Estudo ao Ensino Superior.

2018-10-25 18:57

Categoria: 

Concelho: 

Até o final do mês de novembro, estão abertas as candidaturas para as Bolsas de Estudo ao Ensino Superior. "Contribuir para a igualdade de oportunidade e melhoria da qualificação profissional" é o objetivo da Câmara Municipal de Sever do Vouga. No ano letivo passado, a autarquia atribuiu um número recorde de bolsas de estudo. Ao todo, foram 35 os contemplados, o que traduziu um investimento na ordem dos 34.916 euros.

Apesar do Regulamento Municipal prever a atribuição anual até 10 bolsas de estudo, "o número de bolsas, aprovadas como casos especiais, tem vindo a aumentar". Para a autarquia, trata-se de uma aposta na Ação Social que merece "especial atenção". Recorde-se que as bolsas de estudo fazem parte da política municipal de apoio à Educação e à Juventude - com início no Ensino Básico, estendendo-se até ao Ensino Superior.

Além de contribuir para a igualdade de oportunidade de acesso ao Ensino Superior, António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, defende que “as bolsas de estudo são um investimento que não apenas incentiva, como viabiliza uma futura carreira profissional dos jovens que tiveram um passado escolar de sucesso, sendo ainda um incentivo e reconhecimento ao esforço e dedicação dos nossos estudantes”.

Podem candidatar-se às bolsas de estudo os estudantes que preencham, cumulativamente, as seguintes condições: residentes no concelho há pelo menos três anos, aproveitamento escolar no ano anterior, com transição obrigatória de ano letivo, estar inscrito em estabelecimento e curso de ensino superior ou frequência do curso de ensino superior, no ano letivo para que solicita a bolsa, ter idade não superior a 25 anos, carência económica devidamente comprovada (captação média mensal do agregado familiar inferior ao salário mínimo nacional) e não ser detentor de uma licenciatura ou equivalência. Quando contemplados, os jovens bolseiros comprometem-se a disponibilizar 25 horas anuais em atividades promovidas pelo Município, preferencialmente enquadradas nas suas áreas de formação, contribuindo assim para uma experiência extracurricular.