Sever com o maior orçamento da década.

2017-12-22 16:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Sever do Vouga tem o maior orçamento dos últimos 10 anos no valor de 11.5 milhões de euros.

Os documentos foram aprovados em Assembleia Municipal, por maioria, com os votos contra da bancada do CDS e do presidente da Junta de Freguesia de Couto de Esteves (5) e abstenção da bancada do PSD (8). A autarquia realça que ao abrigo do Estatuto da Oposição, foram ouvidos os vereadores do PSD e do CDS, cujos contributos foram tidos em conta na elaboração no documento.O orçamento define como prioridade o Turismo e a Cultura, o Empreendedorismo e a Eficiência Enérgica, reforçando as apostas na melhoria da qualidade de vida da população de uma forma global, com ênfase na Ação Social.

Os projetos na área do Ambiente, Educação e Urbanismo, que contemplam, respetivamente, a construção do Ecocentro e do Centro Escolar de Sever do Vouga e as requalificações no âmbito do programa PARU - Planos de Ação de Regeneração Urbana – são pilares do Plano.

O Orçamento para 2018 apresenta um aumento de quase 20%. Entre os projetos com comparticipação aprovada, destacam-se a construção o novo Centro Escolar de Sever do Vouga, “um desejo antigo da população manifestado através de diferentes órgãos e justificado por especialistas através da Carta Educativa”, a implementação de sistemas de eficiência energética (piscinas municipais e iluminação pública), Ecocentro, zona de fruição ribeirinha (Couto de Baixo), construção de passadiços no trilho da Agualva, restabelecimento de caminhos e infraestruturas junto às barragens e, no âmbito do programa PARU - Planos de Ação de Regeneração Urbana, requalificação da frente ribeirinha da Ribeira de Pessegueiro do Vouga, reabilitação e requalificação do Largo da Feira, arranjo urbanístico do Largo de S. Mateus (Paçô) e qualificação do espaço público.

Na Cultura, há um reforço de verbas para a programação do Centro das Artes e do Espectáculo e a aposta na continuidade de ações como o Festival Internacional de Guitarras, Festa do Emigrante, Feira Quinhentista (Foral), Festim e a programação cultural em rede, em parceria com a CIRA.

No Turismo, além da continuidade de iniciativas como a FicaVouga, a Feira Nacional do Mirtilo e as semanas gastronómicas (Vitela, Lampreia e Cabrito), a aposta vai para projetos que valorizam o património natural e os recursos endógenos do concelho.