Sever: CDS questiona Governo sobre funcionamento do Centro de Saúde.

2019-12-12 11:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O CDS questiona o Governo sobre serviço de atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga.

Numa pergunta enviada à Ministra da Saúde, os deputados do CDS-PP João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa querem saber por que motivo se mantém o encerramento do serviço de atendimento complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga (CSSV), apesar da contratação de um novo médico.

João Pinho de Almeida e Ana Rita Bessa questionam depois para quando está prevista a reabertura do atendimento complementar do CSSV e que alternativa foi colocada à disposição da população.

Em janeiro de 2018, o Grupo Parlamentar do CDS-PP questionou o então ministro da Saúde sobre a decisão do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS BV), de encerrar o Serviço de Atendimento Complementar do Centro de Saúde de Sever do Vouga, de segunda a sexta-feira, das 20h00 às 23h00.

De acordo com a informação prestada aos utentes pelo coordenador daquela unidade de saúde, esse encerramento seria provisório e baseava-se na indisponibilidade de profissionais médicos, aguardando-se na altura uma nova solução para o atendimento complementar.

Em resposta, o Gabinete do então ministro da Saúde reconheceu que o encerramento se devia ao facto de metade do efetivo médico contar com mais de 50 anos (o CS tinha à data oito médicos, quatro dos quais com idade superior a 50 anos), encontrando-se, por isso, dispensado da realização de trabalho noturno suplementar por solicitação própria.

De então para cá, o CDS-PP tem conhecimento de que foi já contratado um novo médico, mas verifica que se mantém o encerramento do Serviço de Atendimento Complementar, que deveria funcionar das 20h00 às 23h00, de segunda a sexta-feira.