Semana da Poesia de Oliveira do Bairro arranca esta segunda.

2019-03-17 10:50

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“Ao Sabor da Poesia” é o nome da iniciativa que vai espalhar poemas e emoções por todo o Concelho de Oliveira do Bairro, entre 18 e 23 de março, este ano com o tema “Preservação da Natureza”.

Exposições, instalações artísticas, ateliês de leitura e momentos de declamação de poesia, em vários locais do concelho, serão apenas algumas das muitas atividades, dirigidas a todos os públicos, desde as crianças aos seniores, que vão assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março.

A Semana da Poesia do Município de Oliveira do Bairro, promovida pela Biblioteca Municipal, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho, mantém a aposta na promoção da leitura e, em particular, da poesia portuguesa, contando com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB), e dos seniores da Universidade Sénior de Oliveira do Bairro (UNISOB) e do Centro Social de Oiã, aproximando gerações através da poesia.

Ao longo dos seis dias da campanha, vão realizar-se mais de dezena e meia de atividades por todo o Concelho, destacando-se a entrega de sacos de pão e de um cartaz, em padarias e pastelarias, com poemas sobre “a preservação da natureza”, exposições e vários momentos de declamação de poesia nas escolas, estabelecimentos comerciais e autocarros do TOB (Transportes de Oliveira do Bairro).

Para além de ateliês de leitura teatralizada para crianças, que se vão realizar na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro e Polos de Leitura do Concelho, a poesia vai também passar pelo Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (QA), Radiolândia – Museu do Rádio e Museu de Etnomúsica da Bairrada.

No dia 22, às 21h30, o QA vai acolher o Sarau “Calcorreando”, com declamação, dança e dramatização feita por alunos, professores, funcionários e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

Por seu lado, a Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, vai contar, entre 18 e 23 de março, com a atividade “Poetas da Rádio”, em que os participantes terão a oportunidade de criar e gravar um poema no estúdio de rádio do museu.

Por seu lado, no Troviscal, o Museu de Etnomúsica da Bairrada promove, no dia 19 de março, com sessões às 10h00, 14h00 e 16h00, a atividade “Um Poema, uma Música”, em que a celebração da Poesia se vai cruzar com o Dia do Pai, num convite às crianças para criarem e decorarem um postal com um poema que é também a letra de uma música.

O programa completo da Semana da Poesia do Município de Oliveira do Bairro “Ao Sabor da Poesia” está disponível no site da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em www.cm-olb.pt.