Semana da Juventude vai realizar-se em Anadia.

2023-09-14 16:46

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Anadia vai dedicar a semana de 18 a 23 de setembro à juventude, dinamizando um conjunto de atividades, tendo como ponto forte o “Festival Anadia Jovem”.

A semana começa (18 de setembro) com o workshop “Como dominar o Instagram”, dinamizado por Michelle Cascais, criadora de conteúdos digitais e escritora. A atividade vai decorrer na Biblioteca Municipal de Anadia, entre as 18h30 e as 20h00, tendo como público-alvo jovens dos 12 aos 30 anos. O evento pretende dar a conhecer algumas dicas para gerir eficazmente o Instagram e as estratégias de partilha, bem como a edição, aplicações, material fotográfico, criatividade e técnicas usadas. 

No dia 19, também na Biblioteca Municipal, entre as 16h00 e as 20h00, realiza-se uma experiência num simulador profissional de motociclismo. A atividade, que tem uma vertente solidária, é dirigida a jovens dos 12 aos 30 anos. Neste sentido os interessados em participar devem levar consigo um bem alimentar ou uma peça de vestuário. Pretende-se, assim, suprir necessidades de agregados familiares mais carenciados, apoiando pessoas em situações de vulnerabilidade e sensibilizando a sociedade para questões sociais importantes. De realçar que os bens recolhidos serão encaminhados para a Rede Social de Anadia para, posteriormente, serem entregues a agregados familiares carenciados.

Na quarta-feira, 20 de setembro, o Parque Urbano de Anadia acolhe, entre as 14h00 e as 19h00, desportos de aventura, nomeadamente escalada, slide e teia, e touro mecânico. Esta atividade é aberta à comunidade. Para além de proporcionar diversão e entretenimento, é também objetivo oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal, enfrentando desafios, superando medos e limites, e a descoberta de habilidades individuais e motoras. Este dia contará ainda com animação musical a cargo do Rupture Dj.

Na quinta-feira, dia 21, entre as 18h30 e as 20h00, o Museu do Vinho Bairrada acolhe a masterclass “Uma experiência sensorial na prova” (sem álcool), dinamizada pela enóloga Arminda Ferreira, dirigida a jovens dos 12 aos 18 anos. Pretende-se, desta forma, desenvolver a capacidade de observação e análise sensorial, com base em critérios como aroma, sabor, equilíbrio e complexidade, procurando encorajar um senso de exigência e apreciação pela qualidade em geral. 

A semana da Juventude termina com mais uma edição do “Festival Anadia Jovem” que decorre na sexta-feira e no sábado, respetivamente 22 e 23 de setembro. À semelhança dos anos anteriores, decorrerá no anfiteatro do Vale Santo (recinto da Feira da Vinha e do Vinho), em Anadia. 

Durante os dias do “Festival Anadia Jovem” realizar-se-ão rastreios cardiovasculares, gratuitos, que serão efetuados por alunos do 5º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

As entradas no recinto são gratuitas.