"São necessárias roturas. É preciso dinamizar a produção nacional. Para dever menos é necessário produzir mais" - João Ferreira.

2016-05-03 09:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, em périplo pelo distrito de Aveiro, diz que em defesa da produção nacional e dos direitos dos trabalhadores é necessário rotura com a política seguida, voltar a possuir centros de decisão na banca, energia e noutros setores estratégicos e lembra que só produzindo parte do que se consome é possível uma balança comercial mais saudável. 

João Ferreira esteve ao longo do dia no distrito de Aveiro. Este périplo, que passou por Santa Maria da Feira, Vagos e Aveiro, teve como objecto a defesa da Produção Nacional e dos direitos dos trabalhadores.

A primeira iniciativa teve lugar na ECCO, fábrica de calçado em Santa Maria da Feira, onde o deputado comunista contactou com dezenas de trabalhadores. O PCP fala em “unidade de produção em franca expansão” mas aponta como nota negativa os “baixos salários”, a “imposição do banco de horas" e o “recurso a trabalho temporário”.

Na Casa do Povo da Vagueira teve lugar um encontro com agricultores, na sua maioria, produtores de produtos hortícolas. Este encontro em que participaram agricultores de Vagos e Oliveira do Bairro fica marcado pelas queixas quanto à “estratégia de forçar baixos preços à produção por parte dos grandes grupos económicos do ramo da distribuição e os “elevados custos dos fatores de produção”. 

O dia terminou com a realização do debate em que se cruzou precisamente a defesa da produção nacional e o combate a todas as formas de precariedade. Além do deputado comunista, participaram Diana Ferreira (deputada do PCP na Assembleia da República) e os convidados Renata Freitas (Associação de Bolseiros de Investigação Científica) e Adelino Nunes (coordenadora da União de Sindicatos de Aveiro / CGTP). 

Todos os participantes sublinharam o “percurso de destruição do aparelho produtivo” no País e, em particular, no distrito de Aveiro, com o encerramento de inúmeras empresas. 

O quadro da adesão à CEE/UE foi apontado como marco histórico neste processo de desvalorização da produção nacional na agricultura e nas pescas (com áudio).