Rui Rio eleito presidente do PSD.

2018-01-14 10:06

Categoria: 

Concelho: 

Rui Rio eleito presidente do PSD com 54,37% dos votos e uma diferença de cerca de 10% para Pedro Santana Lopes.

Eleições diretas que confirmam o antigo autarca do Porto como o 18.º presidente do PSD desde o 25 de Abril de 1974, sucedendo a Pedro Passos Coelho, eleito em 2010.

O candidato vencedor afirmou que seguirá o legado deixado por Francisco Sá Carneiro e avisou que o atual Governo terá com a nova liderança do PSD uma "oposição firme e atenta", mas "não demagógica ou populista".“O PSD não foi fundado para ser um clube de amigos ou uma agremiação de interesses ou de grupos", resumiu Rio que assume ser alternativa de Governo a António Costa.

"Alternativa capaz de dar a Portugal uma governação mais firme e corajosa, capaz de enfrentar grandes problemas estruturais".

Nos agradecimentos e elogios deixou palavras ao anterior líder e ao diretor de campanha, o presidente da distrital de Aveiro do PSD.

Salvador Malheiro que depois das polémicas na eleição para a distrital, a propósito da concentração de militantes em habitações de Esmoriz, enfrenta nova polémica com a divulgação de um vídeo pelo Observador que exibe o transporte de militantes em bloco para as mesas de voto.

A viatura utilizada será propriedade de um grupo recreativo presidido por um militante do PSD. O caso está a ser apontado como processo de caciquismo mas o autarca de Ovar já desvalorizou o caso.

Em Ovar a candidatura de Rui Rio teve 409 votos contra os 60 de Santana Lopes, seguindo a tendência distrital que confirmou a votação maioritária no antigo autarca do Porto.