Rosa Maria Albernaz despede-se do Parlamento ao fim de mais de 30 anos na AR.

2018-12-21 09:20

Categoria: 

Concelho: 

Rosa Maria Albernaz deixa o Parlamento ao fim de mais de três décadas de presença na Assembleia da República. É substituída por António Cardoso que, assim, regressa a Lisboa.

Motivos de índole pessoal estão na origem desta mudança de uma das parlamentares mais experientes do país e que passou pela Mesa da Assembleia.

Chegou ao Parlamento nos anos 80 e foi renovando mandatos de forma sucessiva tendo sido membro das Comissões Negócios Estrangeiros Comunidades Portuguesas, Defesa Nacional e Agricultura e Mar; Coordenadora dos Deputados do Partido Socialista de Aveiro; Presidente das Mulheres Socialistas do PS de Aveiro; Comissão Política Nacional PS; Membro da Comissão Política Distrital de Aveiro; Membro da Comissão Política do PS Espinho; membro da representação do Parlamento de Portugal na União Interparlamentar (UIP); Vice-Presidente da Comissão Democracia e Direitos Humanos da UIP e membro da Comissão da União Interparlamentar com as Nações Unidas; Mediadora no Conflito Chipre/Turquia pela UIP; Presidente da Associação de Amizade Parlamentar Portugal-Jordânia; Vice-presidente da Associação de Amizade Parlamentar Portugal-Israel e da Associação de Amizade Parlamentar Portugal/Geórgia.

No poder autárquico chegou a ser Vereadora da Câmara Municipal de Vale de Cambra e Câmara Municipal de Espinho.

As Mulheres Socialistas de Aveiro já deixaram a sua palavra de reconhecimento pelos anos dedicados ao Parlamento.

“A estrutura das MS-ID do distrito de Aveiro quer, aqui, reconhecer e agradecer o seu relevante papel em defesa das pessoas e das causas do distrito pelo qual foi eleita e que, contribuiu para engrandecer o papel das mulheres e do Partido Socialista”.

Na carreira destacou-se pela atenção dedicada às artes de pesca tradicionais e na esfera mais pessoal por ser apoiante das recandidaturas de Pinto da Costa no FC Porto.