Rocha Andrade e as viagens para assistir ao Euro 2016: "Aceitei esse convite mas tenho a consciência tranquila (...) o que era prática habitual deixou de o ser".

2019-03-11 16:33

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Parlamento dos Jovens questionou, esta segunda-feira, em Ílhavo, os governantes quanto à sua vontade política para alterar as políticas ambientais.

Os alunos do ensino secundário de Escolas do Distrito de Aveiro questionaram Rocha Andrade, antigo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e atual Deputado do PS, sobre essa determinação política para avançar mais depressa com medidas restritivas nas energias mais poluentes.

Os alunos questionaram o papel do imposto sobre produtos petrolíferos. Temem que o dinheiro "sirva apenas para alimentar a máquina do Estado". Outra das questões abordou a aplicação de medidas que fomentem as energias limpas no país. Sobre o futuro do sistema de transportes, a questão dos alunos, foi em torno da nacionalização dos transportes. (com áudio)

Rocha Andrade explica que tudo "é uma questão de escolhas" e que o país está entre os melhores exemplos na incorporação de energias renováveis. O ritmo de avanços é que pode ser diferente mas considera que Portugal "está num caminho positivo".

Questionado sobre a polémica das viagens que lhe foram pagas para assistir a jogos do 'Euro 2016', a convite de um patrocinador da selecção, não escondeu que "o que era prática habitual deixou de o ser" assumindo-se, ainda assim, como livre na tomada de decisões enquanto governante. "Aceitei esse convite mas tenho a certeza que esse convite não pôs em causa a minha independência. Dada a reação social tornou-se evidente que ninguém, agora, fará isso, porque o que era prática comum até 2016 deixou de ser. A minha consciência, sobre esse meu comportamento, está tranquila". (com áudio)

Este programa, que a Assembleia da República organiza em colaboração, entre outras entidades, com o Instituto Português do Desporto e Juventude, tem por objetivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade.

Em debate este ano as 'Alterações Climáticas' como forma de “reverter o aquecimento global”.