“Ribau Esteves quer transformar o concelho numa das áreas de experimentação do Governo” - BE.

2015-01-22 10:09

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda assume que não gosta da ideia de fazer da Região de Aveiro "área piloto" para projetos de descentralização de competências. Depois do presidente da Câmara e da Região ter confirmado que há interesse de várias autarquias e da Comunidade, como um todo, em entrar no processo de descentralização, o BE diz que a municipalização de pilares até agora geridos diretamente pelo Governo não é uma aposta positiva.

A passagem de competências faz-se no campo da educação, cultura, ação social e saúde. No caso de Aveiro, está em análise a gestão do Museu de Santa Joana mas o BE aponta para questões da educação salientando que recusa essa abordagem já assumida pelos Municípios de Águeda e Oliveira do Bairro.

“O Bloco de Esquerda opõe-se à intenção de Ribau Esteves de transformar Aveiro no campo de experimentação das políticas do Governo. O Bloco rejeita a municipalização do ensino e defende a autonomia das escolas”.

Os receios do BE no campo da educação estão relacionados com a perda de influência dos atores no processo educativo. “A escolha é entre a municipalização da escola e o reforço da autonomia das escolas. O Bloco defende a autonomia e tem imensas preocupações com o possível caciquismo e arbitrariedade que a gestão do parque escolar e do corpo docente por parte de uma autarquia pode acarretar”.

Na leitura sobre a posição assumida pelo autarcaque lidera a CIRA, o BE diz que Ribau Esteves mostra-se “um apoiante entusiasta do Governo PSD/CDS-PP e quer transformar o concelho numa das suas áreas de experimentação”.