Ribau Esteves partiu hoje para Oita (Japão). Aveiro e Oita perspetivam o futuro a Oriente com a celebração de 40 anos de geminação.

2018-07-18 10:26

Categoria: 

Concelho: 

Uma comitiva aveirense liderada pelo Presidente da Câmara, Ribau Esteves, partiu esta manhã de Aveiro, rumo a Oita, no Japão, na companhia de uma seleção de futebol sub-14, "representante do Município de Aveiro".

Do programa oficial da visita, que se realiza de 19 a 25 de Julho, consta a assinatura de uma 'Declaração de Amizade' entre Aveiro e Oita, numa cerimónia a decorrer na próxima segunda-feira, dia 23 de Julho, na Câmara de Oita.

A 'declaração' "pretende renovar o vínculo de amizade estabelecido até aqui, permitindo novas conquistas e interações futuras, nomeadamente a nível tecnológico, com a participação de Oita e da embaixada do Japão como anfitriões do TechDays 2018", que se realiza de 11 a 13 de Outubro, no Parque de Exposições de Aveiro.

Por sua vez, a equipa de futebol juvenil composta por jogadores da AD Taboeira e do Beira-Mar irá disputar um Torneio Internacional de Futebol, com mais duas equipas japonesas, o 'Oita Trinita' e o 'Oita All Star Team'.

As cidades de Aveiro e Oita celebram durante a próxima semana 40 anos sob a data início da geminação. Foi a 10 de Outubro de 1978 e por desafio da embaixada do Japão em Portugal que se celebrou e oficializou o acordo de geminação entre ambas as cidades.

No passado mês de junho, Aveiro recebeu um grupo de violoncelistas da cidade de Oita, que ofereceram um concerto à cidade de Aveiro no Centro de Congressos.