Ribau Esteves mostra documentos da aprovação de financiamento para o Baixo-Vouga e espera retificação de candidato da CDU.

2017-09-21 15:03

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ribau Esteves lançou o desafio, ontem, em pleno debate de candidatos à Câmara de Aveiro, na Terra Nova, e espera, agora, que Miguel Viegas assuma o erro quando transmitiu que não havia financiamento garantido para o Baixo-Vouga e desafia o candidato da CDU, eurodeputado, a clarificar a sua posição sobre este projeto.

O presidente da Câmara de Aveiro, no condição de recandidato, ficou surpreendido com a declaração de Miguel Viegas e considerou a afirmação preocupante.

Tratou de enviar os documentos assinados que garantem o financiamento por fundos comunitários, documentos que comprovam que as Candidaturas da Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe (POSEUR) e do Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar (PDR) estão “devidamente aprovadas e formalizadas”, garantindo um “cofinanciamento total para as obras em causa de cerca de 18,5 M€”.

Ribau Esteves considera que é “muito importante que saiba desta matéria”, que se “reponha a verdade na praça pública” e que Miguel Viegas, enquanto Deputado ao Parlamento Europeu, “apoie este importante investimento” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

A Ponte Açude do Rio Novo do Príncipe está em fase de adjudicação da obra e o Sistema de Defesa Primário do BVL está em fase de execução de projeto.

A Autoridade de Gestão do PDR2020 tomou a decisão no dia 3 de Agosto e a confirmação era a resposta que os Municípios de Aveiro, Albergaria e Estarreja esperavam como um dos passos decisivos para financiar a obra mais reclamada nos últimos anos na Região para a proteção dos terrenos agrícolas do Baixo-Vouga.

No debate desta quarta ficou a dúvida que levou o autarca a apresentar documentos e a reclamar um pedido de desculpas público (com áudio).