Ribau Esteves eleito membro do 'Bureau' do CdR.

2020-02-12 18:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e membro da Delegação de Portugal no Comité das Regiões (CdR) da União Europeia, foi hoje eleito em Bruxelas pelo Plenário do CdR, membro do “Bureau” do CdR, a comissão restrita que faz a coordenação da gestão política do CdR (e que integra dois Portugueses, além do novo primeiro Vice-Presidente do CdR, o Português Vasco Cordeiro), para o novo mandato 2020/2025 que hoje se inicia.

O Presidente da CMA integra ainda as Comissões COTER (dos Fundos Comunitários; que vai exercer) e ECON (da Economia; que vai delegar em Colega suplente).

Na sua declaração de eleição, centrou a sua atenção na “importância da coesão e do desenvolvimento equilibrado da União Europeia”, realçando a ideia de que “se não tivermos um ato solidário dos 27, com a capacidade de garantir o montante total do orçamento, no mínimo igual ao que tínhamos antes da saída do Reino Unido, não vai ser possível ter fatias iguais. É preciso que cada país aumente a sua comparticipação para o bolo orçamental. (…) Se não conseguirmos que os territórios mais periféricos da Europa tenham um desenvolvimento mais forte, vamos continuar a assistir à desertificação dessas regiões europeias, com as pessoas a migrarem para outras já de grande concentração, onde têm melhores condições e rendimentos mais altos”, afirmou o Autarca de Aveiro, em nome de todos os membros portugueses do CdR.

Ribau Esteves deixou ainda uma mensagem especial aos cidadãos da Região e do Município de Aveiro, afirmando ter “o maior gosto em assumir esta nova responsabilidade, apostado que estou em fazer um trabalho mais intenso e qualificado no CdR, em prol do reforço da União Europeia, de Portugal e de Aveiro”.

A Delegação de Portugal vai trabalhar de forma intensa e em equipa, cuidando dos dossiers principais que estão em cima da mesa, nomeadamente a definição do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (que integra o próximo quadro de Fundos Comunitários), o “Green Deal” e a Agenda Urbana, assim como todo o trabalho de preparação da Presidência de Portugal na União Europeia no primeiro semestre de 2021.

Neste novo mandato o CdR tem como Presidente o Grego, Apostolos Tzitzikostas, sendo primeiro vice-presidente do Português Vasco Cordeiro (Presidente do Governo Regional dos Açores, que vai assumir a presidência na segunda metade do mandato).

Aveiro marca a sua presença num importante fórum de intervenção e influência política ao nível da União Europeia.