Reitores de Portugal, Espanha e Brasil debatem o impacto social e económico das universidades.

2017-11-21 10:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Sala de Atos Académicos da Reitoria recebe XVII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas.

Esta terça é o último de três dias dedicados ao debate sobre o impacto social e económico das universidades de Portugal, de Espanha e do Brasil.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, marcou presença na sessão de abertura.

Criado em junho de 2000, durante a primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal, o Grupo Tordesilhas envolve atualmente mais de meia centena de universidades portuguesas, brasileiras e espanholas.

O Grupo tem como objetivo principal promover a colaboração entre as universidades dos três países no campo da ciência e da tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional.

Esta terça, último dia de trabalhos, com reflexão sobre “casos exemplares de relações Universidade-Sociedade”. Sob a moderação de Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, os palestrantes são Rogério Gaspar, Professor e Ex-Vice-Reitor da Universidade de Lisboa; Marcus Vinicius David, Reitor da Universidade Federal Juíz de Fora e Adelaida de la Calle Martín, Ex-Reitora da Universidad de Málaga e Presidente da Corporación Tecnológica de Andalucía.

Segue-se, às 11h00, a Assembleia Geral do Grupo Tordesillas para apresentação e aprovação das contas, comunicação da Resolução dos 3 novos Colégios Doutorais aprovados e a eleição da nova Presidência e Vice-Presidência (Universidad de Granada e Universidade Federal Fluminense).