Reitor recebe a mais alta condecoração do Município por "ligação sem paralelo" ao município.

2017-05-10 17:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro diz que a medalha de ouro que será atribuída ao Reitor da UA, Manuel Assunção, reconhece uma ligação sem paralelo à autarquia em projetos comuns nos últimos anos.

Ribau Esteves afirma que não há diferenciação em relação a outros reitores de quem Manuel Assunção foi vice reitor mas a revisão das categorias não permite comparar as medalhas que já foram de mérito mas que deixaram de existir nesse formato.

O autarca de Aveiro foi questionado pelos vereadores do PS e do Movimento Juntos por Aveiro que gostariam de ter debatido as escolhas em reunião privada anterior ao feriado.

O tema voltou à agenda, esta quarta, já com as escolhas feitas e anunciadas e, segundo Ribau Esteves, “sem propostas da oposição”.

Os vereadores lembram que não há razões para vetar os nomes mas assumem que seria mais confortável tomar as decisões com “debate prévio e reservado”.

O PS quis saber o porquê da diferenciação entre a distinção ao Reitor Manuel Assunção e outros reitores homenageados em mandatos anteriores por três executivos diferentes com medalha municipal.

Ribau Esteves explica que não há comparação de medalhas porque a tipologia foi alterada com as mudanças no regulamento.

O autarca repete um gesto que já tinha assumido no final dos mandatos enquanto autarca em Ílhavo quando distinguiu a Universidade de Aveiro, liderada por Manuel Assunção, com a medalha de ouro municipal. 

Uma das três distinções registou sete votos a favor e uma abstenção.

Manuel Assunção vai receber a Medalha de Mérito Municipal em Ouro; a Renault Cacia recebe a Medalha de Mérito Municipal em Prata e Norberto Correia (chefe nacional de escuteiros) recebe a Medalha de Mérito Municipal em Cobre.