“A regra foi olhar para as associações que não tinham sede” - Fernando Caçoilo sobre ocupação de escolas desativadas.

2015-03-06 13:49

Categoria: 

Concelho: 

Clube Natureza e Aventura de Ílhavo (CNAI) e Núcleo Sportinguista de Ílhavo na antiga escola da Ermida; Rotary Clube e Associação de Moradores na antiga escola da Senhora dos Campos; Cardadores no Jardim de Infância de Vale de Ílhavo e Associação Nacional de Professores e Associação Chio Pó Pó na antiga Unidade de Surdos da Escola Básica de Ílhavo são acordos de cedência de uso que a autarquia de Ílhavo aprovou esta quarta-feira para antigos espaços escolares e que serão geridos por associações durante cinco anos.

Fernando Caçoilo diz que a Câmara procurou junto de instituições que não tinham sede própria perceber o interesses na ocupação dos espaços para evitar que se mantivesse a desocupação e a consequente degradação. “A regra foi olhar para as associações que não tinham sede e, dentro dessas, quem estaria disponível com os equipamentos que tínhamos. A questão da Ermida foi a mais difícil mas essa é a que está mais próxima das vivências das pessoas ligadas ao CNAI”.

O PS manifestou concordância mas diz não ter percebido os critérios de escolha admitindo ainda que outras instituições pudessem manifestar interesse na ocupação dos espaços. José Vaz questionou o executivo sobre a opção tomada. “Somos um município com muitas associações e, naturalmente, algumas poderão pronunciar-se à posteriori porque, eventualmente, nem teriam tido conhecimento”.