Regina Bastos defendeu em Bucareste “o valor da coesão” como garante de uma Europa que aposte no bem-estar dos cidadãos.

2019-06-24 13:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Regina Bastos defendeu em Bucareste “o valor da coesão” como garante de uma Europa que aposte no bem-estar dos cidadãos.

Intervindo na LXI COSAC, reunião dos parlamentos nacionais dos estados-membros da União Europeia, a parlamentar social democrata sublinhou, também, a importância dos desafios colocados pelas alterações climáticas.

“O valor da coesão é, para nós, Portugal, essencial e a defesa deste valor é crucial para alcançar os objetivos de uma Europa unida e solidária, focada no bem-estar dos nossos cidadãos”.

Para a deputada aveirense, há que garantir a continuidade da “agenda da convergência que realça a necessidade de lutar contra as disparidades de desenvolvimento e os desafios da era digital, da inovação e das mudanças no mercado laboral daí decorrentes”.

Na sua opinião, “chamar a atenção para a Europa Social é um imperativo”.

Felicitando a presidência romena do Conselho da União Europeia e o Parlamento Romeno pelo seu trabalho nestes seis meses, Regina Bastos leu este semestre como tendo sido ”um período de muitos acontecimentos, desde o impasse do Brexit à realização das eleições europeias no passado mês”, para saudar que esta presidência tenha escolhido “dossiês importantes e ambiciosos e tentou cumprir com coragem a sua missão”.

“Pôs na centralidade do programa o conceito de coesão como valor europeu comum”.

A migração e a abordagem solidária dos estados, o combate ao terrorismo e aos extremismos são, para Regina Bastos, “frentes da construção atual de uma Europa mais solidária e mais segura que tem que ser determinada e corajosa no repúdio do racismo, da xenofobia e do populismo”.