Região de Aveiro vai gerir 48.7 milhões de euros de fundos comunitários.

2015-08-28 14:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Coimbra recebe segunda-feira a assinatura dos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial com as Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro. Há 354 milhões de euros que vão ser geridos pelas comunidades. Esta sessão, às 16 horas, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro,  conta com a presença do Ministro Adjunto do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida. 

“A assinatura dos Pactos formaliza a entrega de um envelope financeiro às CIM, o que lhes permitirá concretizar a estratégia de desenvolvimento territorial que definiram e garantir uma maior autonomia na gestão dos seus projetos”.

Os Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial têm uma dotação global de Fundos Europeus Estruturais e de Investimento de 354 milhões de euros através da contribuição do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), do Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego (PO ISE) e do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020).

Deste montante, 222,75 milhões de euros são do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, 107,8 milhões de euros são Fundo Social Europeu, 4,8 milhões de euros do Fundo de Coesão e 19,1 milhões de euros são Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural. A Região de Aveiro capta um total de 48.7 milhões. Acima destes valores ficam as Regiões de Coimbra (52.5 milhões) e do Oeste (58.9 milhões).