“As reduções de orçamento são para manter. Caminhamos para orçamentos verdadeiros” - Fernando Caçoilo.

2015-10-12 11:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O orçamento da Câmara de Ílhavo vai voltar a sofrer redução em 2016. A certeza é avançada pelo presidente da Câmara. Fernando Caçoilo aproveitou a cerimónia de assinatura dos Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com 10 associações desportivas para anunciar que os euros são cada vez mais escassos e exigem critério na atribuição. O autarca estabelece a ligação dos apoios ao quadro geral da economia e à transição de quadros de fundos comunitários para dizer que as reduções orçamentais dos últimos anos são para manter (com áudio).

Com a quebra de receitas confirmada, o IMI continua a segurar a base mais estável das autarquias. “As autarquias estão com as receitas em queda. Tínhamos taxas de urbanização, IMT´s, derrama, IRS, IMI e transferências do Estado. De todas, a única que tem sido o abono de família é o IMI. Todas as outras estão a cair. Para surpresa nossa, o valor do IMT que a Câmara recebe, neste momento e não vai recuperar até final do ano, está com quebra de 40%, qualquer coisa como quase 500 mil euros”, explica o autarca de Ílhavo.

A redução da despesa continua a ser colocada como pilar da redução do endividamento. “Já não existe a facilidade de ir ao outro lado da rua pedir ao banco. Temos que reduzir a dívida anualmente em 10%. No ano passado foi em 12% e este ano vai pelo mesmo caminho”.

Declarações no âmbito da assinatura de protocolos com associações desportivas. A autarquia investe 254 mil euros com a verba mais elevada, na ordem dos 94 mil euros, entregue ao Gafanha. O Illiabum recebe 80 mil euros e o Ílhavo Andebol Clube garante 22500 euros. Na lista com apoios acima dos 10 mil euros estão também o Vista Alegre e do CAPGE com 12 mil euros.