Quinta do Torreão melhora condições e estreia novas facilidades no Festival do Pão.

2015-06-04 14:22

Categoria: 

Concelho: 

A renovada Quinta da Boa Vista ou Quinta do Torreão, em Albergaria, acolhe a partir de amanhã o Festival Pão de Portugal. É o primeiro evento depois de concluída a primeira fase de requalificação do espaço de lazer no centro da cidade, contíguo à Biblioteca Municipal. O projeto de requalificação custou 125 mil euros como forma de o tornar mais acessível e versátil para os diferentes acontecimentos do Município.

Nesta fase, a Autarquia adquiriu algumas parcelas de terrenos contíguos para alargar a área disponível, completando a zona do anfiteatro. Foi depois consolidado e alargado o segundo socalco da Quinta, com um patamar em betão armado, devidamente murado, que permite uma

utilização variada, como a aplicação de estruturas cobertas. O segundo socalco é aumentado em mais de 800 metros quadrados, dispondo de três escadarias para o nível inferior. No total, regista-se um aumento de área superior a 30 por cento.

No limite inferior do socalco, que é sustentado por pilares, foi criada uma área coberta que pode ter várias utilizações. Durante o Festival Pão de Portugal uma parte desta estrutura será usada como zona de lazer, aberta ao público, e a restante será de uso reservado, acessível apenas a expositores e funcionários. Foi ainda criada uma entrada alternativa no recinto, pela Rua Dr. Brito Guimarães. Nesta primeira fase da requalificação, a lotação sentada do espaço foi aumentada em mais de 150 por cento.

A segunda edição do Festival Pão de Portugal, entre amanhã e domingo, vai ser o primeiro evento de grandes dimensões que vai beneficiar das novas condições da Quinta do Torreão, sendo esperadas mais de 20 mil pessoas.

O Presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, refere que a intervenção no Torreão “pretende diversificar a sua utilização, de forma a que não se restrinja apenas à realização de um ou dois grandes eventos por ano, mas que seja capaz de albergar outras iniciativas, de diferentes dimensões, oferecendo melhores condições ao público”.