“Quero manifestar o apreço pela confiança que a APAVT nos dá enquanto destino preferido para 2018” – Pedro Machado.

2017-11-25 23:07

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Portugal foi a região de turismo eleita pela Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo para ser o “destino preferido” em 2018.

A escolha, anunciada hoje em Macau, junta-se à distinção revelada no dia anterior pela Bolsa de Turismo de Lisboa, que honrou igualmente o Centro de Portugal como “destino convidado” da feira em 2018.

Esta é a primeira que uma região de turismo é reeleita pela APAVT como destino preferido, depois de o mesmo ter já acontecido em 2017. Uma distinção inédita, destacada por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, durante a assinatura do protocolo entre as duas entidades.

“Quero, em nome do Turismo Centro de Portugal, saudar o congresso da APAVT e dizer o quanto é importante este momento para nós. A APAVT esteve connosco sempre, nos congressos que realizou em Viseu em 2011, em Coimbra em 2012, e em Aveiro em 2016. Em 2017, trabalhámos em conjunto para receber a ECTAA (Confederação Europeia das Agências de Viagens e Operadores Turísticos) na região Centro e em Portugal. Através disso, fomos também escolhidos como destino preferido da ECTAA, o que nos permitiu uma relação muito forte com os agentes de viagem associados a essa confederação. Um exemplo prático dessa associação é o filme promocional do Centro de Portugal, que produzimos por ocasião de sermos o destino preferido da ECTAA, que já nos valeu 11 prémios internacionais em 11 países diferentes. A APAVT esteve connosco em todos esses bons momentos e também esteve com o Centro de Portugal em junho, em Pedrógão Grande, e em outubro. Significa que a APAVT tem estado sempre connosco, nos bons e nos menos bons momentos”, sublinhou Pedro Machado.

“Reafirmar esta confiança para 2018 é não apenas um estímulo para a nossa região, como é seguramente um sentimento partilhado por todos os empresários do Centro de Portugal. Quero por isso manifestar o apreço pela confiança que a APAVT nos dá enquanto destino, para construirmos um ano de 2018 muito mais promissor, e seguramente com muito mais esperança da que terminamos 2017. Já tínhamos sentido esta confiança ao sermos o destino nacional convidado da BTL 2018. O que significa que a solidariedade não se proclama, pratica-se. E nós queremos aqui deixar vivamente um abraço caloroso pela amizade, pela solidariedade, mas também pela confiança, neste ano que vamos iniciar”, acrescentou.

Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e vogal do Turismo Centro de Portugal, assinalou o facto de esta distinção acontecer em Macau, onde a APAVT realiza o seu 43.º Congresso Nacional.

“A vida oferece-nos estes gestos de solidariedade, de crescimento e de aposta em fazermos mais e melhor pelo nosso país, em qualquer dos cantos do mundo onde ele existe. Somos um país tão extraordinário porque temos um povo que sabe estar de forma cativante. Esse é o nosso ativo principal. Que este momento seja um incentivo para continuarmos a fazer todos mais e melhor pela nossa querida terra”.

Antes, o presidente da APAVT tinha justificado a escolha do Centro de Portugal, pelo segundo ano consecutivo, por dois motivos.

“Por um lado, um dever de solidariedade pelo facto de a região ter vivido momentos difíceis nos últimos meses; mas também pelo excelente relacionamento entre as duas entidades”, explicou Pedro Costa Ferreira.

A distinção “destino preferido” da APAVT prevê uma colaboração próxima entre as duas entidades ao longo do ano.

Entre outras iniciativas, a designação “Turismo Centro Portugal: Destino Preferido da APAVT” aparecerá em todo o estacionário e em todo o material informativo publicado pela APAVT, assim como em apresentações que realize em seminários, congressos ou outros eventos.

Da mesma forma, o Turismo Centro de Portugal poderá identificar-se como “Turismo Centro Portugal: Destino Preferido da APAVT” em todo o material informativo e promocional, incluindo na sua publicidade.

Além disso, esta parceria permite facilitar o estabelecimento de contatos com os agentes de viagens e operadores turísticos associados da APAVT e distribuir a todos os associados da associação material informativo e promocional do destino.

Previsto está também o apoio e disponibilidade prioritária da APAVT na co-organização de ações de promoção do Turismo Centro de Portugal no mercado português.